Escolha uma Página

DOCENTES PESQUISADORES

Renata de Sá Gonçalves (Coordenadora)

E-mail: renatagoncalves@id.uff.br

Renata editado2Coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas. Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 ingressou como professora do Programa de Pos-graduacao em Antropologia da UFF. Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Sociologia e Antropologia (2003) pela mesma instituição. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1999). Sua dissertação de mestrado foi agraciada, em 2003, com o Prêmio Carioca de Pesquisa da Secretaria de Cultura/RJ e com menção honrosa do Prêmio Sílvio Romero CNFCP/ IPHAN. Autora do livro Os ranchos pedem passagem: o carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX publicado na Coleção Biblioteca Carioca. Organizou com Maria Laura Cavalcanti o livro Carnaval em Múltiplos Planos (Aeroplano , 2009). Publicou o livro A Dança nobre do Carnaval (Aeroplano, 2010). Integrou (07/2008 – 05/2009) a equipe que coordena o Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN, como bolsista recém-doutor (Fundação Darcy Ribeiro). Foi bolsista (06/2009 – 07/2010) do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (PRODOC/ Capes), atuando como professora do Departamento de Antropologia e do PPGSA / UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia Cultural, com ênfase em antropologia urbana e análise simbólica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, festas (carnaval), ritual e simbolismo, políticas públicas culturais, gestão e preservação do patrimônio cultural.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444434236826175

Nilton Silva dos Santos (Vice-coordenador)

E-mail: ninisants@gmail.com

Nilton da Silva dos SantosVice-coordenador do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas. Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009. Vice coordenador do Núcleo de Estudos em Artes, Ritos e Sociabilidades Urbanas – NaRUA/UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia urbana, carnaval e festas metropolitanas, musicalidades contemporâneas, direitos autorais e novas tecnologias, mediação sócio-cultural, identidade, patrimônio e memória social. Vinculado às seguintes linhas de pesquisa do PPGA/UFF: Etnografia Urbana; Ritual e Simbolismo; Etnicidade, Identidade e Nação; Transmissão de Patrimônios Culturais e Antropologia do Poder

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4733583630822468

Alessandra Siqueira Barreto

E-mail: alessabarreto@hotmail.com

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Foi professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, é coordenadora do LEPECS- Laboratório em Educação, Ciências Sociais e Saberes e do subprojeto PIBID/UFF. É professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Antropologia do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do grupo de pesquisa NARUA e do Laboratório do filme etnográfico/UFF. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Antropologia da Política, trabalhando principalmente com os seguintes temas: mediação cultural e política, associativismo, mobilidades, educação, estilos de vida urbanos, imagens e cidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7114323773861717

Ana Lúcia Marques Carmargo Ferraz

E-mail: analu01@uol.com.br

Ana Lúcia Marques Carmargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, onde fundou e coordena o Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). Fez o Pós-Doutorado em Antropologia na Universidade de São Paulo. É Bacharel em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1995), mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos de antropologia das artes, ritos e sociabilidades urbanas – NARUA/UFF, do Grupo de Antropologia Visual – GRAVI/USP e do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama – NAPEDRA/ USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: vídeo etnográfico, trabalho, representação, etnografia, memória, cultura popular e teatro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7428182690689329

Daniel Bitter

E-mail: danielbitter@gmail.com

Daniel Bitter

Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFRJ (2000) e Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ com Estágio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE – Lisboa). Atualmente é professor adjunto 2 do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense – UFF. É também professor do Curso de Especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo – UFF/Fundação Roberto Marinho. Tem atuado nas áreas de Ritual e Simbolismo, Antropologia do Dom, Antropologia dos Objetos e Etnomusicologia, com pesquisas sobre rituais festivos, culturas populares, cultura material, artes e performances, sociabilidades urbanas e patrimônio cultural. Desde 2004 é membro da Associação CulturaL Caburé, ONG dedicada à pesquisa e difusão da cultura brasileira através de projetos artísticos e culturais. Publicou o livro A bandeira e a máscara. A circulação de objetos rituais nas folias de reis. 7 letras, CNFCP/Iphan, 2010.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2932782599560205

Simone Pondé Vassallo

E-mail: simonepvassallo@gmail.com

É professora adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense / UFF. Possui Doutorado em Antropologia Social pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2001) através de bolsa da CAPES. Tem pós-doutorado (bolsa Faperj de Fixação de Pesquisador) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004-2006). Foi Professora Visitante do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ (2007-2012). É vice-coordenadora do Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia / ABA (biênio 2017-2018).Tem experiência na área de antropologia do patrimônio, antropologia da diáspora afro-brasileira, antropologia dos museus e antropologia urbana. Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre as representações da escravidão na Zona Portuária do Rio de Janeiro a partir dos sítios arqueológicos Cais do Valongo e Cemitério dos Pretos Novos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/./9755734914244286

Localização:

Campus Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P - salas 210.
São Domingos - Niterói - RJ
Cep: 24210-201

Funcionamento:

Segunda a Sexta
10:00 às 12:00 | 14:00 às 17:00
Tel: (21) 2629-2858