O projeto – Universidade em ação: incentivo à expansão com setores não acadêmicos e internacionalização de núcleos de pesquisa, vem consolidar e fortalecer a área de pesquisa em Antropologia em articulação com a Sociologia, História, Educação e Comunicação Social a partir de investimento na infra-estrutura de núcleos de pesquisa e laboratórios vinculados ao Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Visamos a expansão de projetos de extensão à sociedade abrangente, a internacionalização, o intercâmbio e a formação avançada de professores, estudantes e comunidade. O presente projeto articula seis importantes núcleos e laboratórios de pesquisa do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, com suas equipes formadas por professores e estudantes de pós-graduação e graduação, aqui representados pelos coordenadores dos núcleos e laboratórios associados. Integram esta proposta as equipes dos núcleos de pesquisa: NARUA – Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas; o Cosmopolíticas – Núcleo de Antropologia; o NEGRA – Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos; o NEOM – Núcleo de Estudos do Oriente Médio; o LEPECS – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes e o LAB Filme Etnográfico. O intercâmbio promovido entre as equipes possibilita avançar as reflexões sobre inclusão social com perspectivas comparativas promissoras como também pela consolidação teórico-metodológica nas áreas de estudos envolvidas. Destacamos a ênfase dada à formação, sistematização e atualização em perspectiva comparada e em diálogos com os grupos ameríndios, afro-brasileiros, latinoamericanos, conformando seus vínculos com a antropologia, sociologia, história e as políticas públicas contemporâneas, especialmente àquelas voltadas para as práticas culturais em movimento e reconhecimentos de direitos. Apoio a Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro ? 2018. FAPERJ.

Em andamento (2019-atual)

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Integrante / Gisele Fonseca Chagas – Integrante / Flávia Rios – Integrante.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3