Objetos desconfortáveis: a preservação do patrimônio cultural e a antropologia brasileira. Jovem Cientista FAPERJ

A presença da antropólogos em ações e políticas de preservação do patrimônio cultural tem sido debatida há algum tempo no âmbito das universidades e também pelas associações científicas, como a Associação Brasileira de Antropologia, e dentro de organismos de preservação do patrimônio cultural, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, UNESCO, entre outros. Este projeto tem por objetivo investigar como a as expressões, objetos e lugares que se tornam “patrimônio cultural” são debatidos pelos profissionais da antropologia envolvidos com pesquisa e execução de políticas públicas de sua preservação. Os objetos e expressões culturais patrimonializadas outrora exaltados, podem também expressar sentimentos “desconfortáveis”. As sociedades, os organismos de proteção e os museus devem chegar a um acordo complexo que materializam inúmero conflitos sociais. Este projeto irá destacar duas diferentes dimensões dos estudos e das ações de preservação cultural. Uma é dimensão do trabalho do antropólogo no Brasil na contemporaneidade a partir de entrevistas com pesquisadores e profissionais da antropologia com atuação em processos de patrimonialização. A intenção é compreender as tensões, conflitos e desconfortos que emergem em suas ações pelo exercício de cargos e funções que envolvem a gestão de políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Outra dimensão é um estudo empírico em torno da patrimonialização do samba no Rio de Janeiro, a partir do trabalho etnográfico junto a duas ações de salvaguarda: a Escola de mestre-sala e porta-bandeira de Mestre Dionisio e o Museu do Samba. Tal tema é de fundamental importância para se pensar o papel da Universidade e de suas ações e mediações no que tange a atuação do antropólogo na esfera pública. Jovem Cientista do Nosso Estado . E-26/202.708/2018 – bolsa.

Em andamento (2018-atual)

Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2).

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

Número de produções C, T & A

Número de orientações