Sociabilidades urbanas e Comunicação social: Oficinas de Vídeo entre moradores de bairros populares de Niterói

O projeto de extensão universitária visa implementar um núcleo de atividades educativas por meio da difusão das técnicas de produção de vídeo e do teatro aplicado à pesquisa etnográfica, iniciando moradores dos bairros de São Domingos, Gragoatá e Ingá, Niteroi/RJ, na produção de vídeo. Tal atividade deve também ser estimular os alunos dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Antropologia e Cinema da UFF a se apropriarem da pesquisa etnográfica mediada pela produção de vídeo como método de pesquisa em antropologia urbana. As atividades de iniciação ao vídeo devem produzir ainda reflexões sobre a questão da moradia popular, bem como acerca da sociabilidade e da apropriação do espaço urbano entre moradores dos bairros que circundam o campus da Universidade Federal Fluminense.

Em andamento (2012-atual)

Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz – Coordenador / Martins, Gabriela Miranda de Lima Gomes – Integrante / Gradella, Pedro d’Andrea – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante.

Universidade Federal Fluminense – Bolsa.