Narrativas e performances de memória da vida judaica no bairro da Praça Onze, Rio de Janeiro
Descrição
Na primeira metade do século XX, o bairro da Praça Onze, área central do Rio de janeiro, recebeu um grande contingente de judeus vindos do Leste Europeu, chamados asquenazes. A comunidade judaica conviveu com ciganos, espanhóis, italianos e negros libertos da escravidão. Os judeus instalaram-se nas cercanias da antiga Praça Onze de Junho, num conjunto de ruas e vilas de casas, desenvolvendo uma ampla atividade social, econômica, religiosa e política nesta região. A partir dos anos 1940, esta população começou a se deslocar para outras áreas da cidade e o bairro foi ganhando um novo perfil, passando inclusive por uma reforma urbana de grande vulto com a abertura da Av. Presidente Vargas. A demolição de grande parte do casario do bairro, incluindo a própria Praça Onze teve consequências dramáticas para grande parte dos diversos grupos que ali viviam. O bairro, representado como o berço do samba, “malandragem” e do carnaval carioca, continua, entretanto, a ocupar cada vez mais, um lugar proeminente no imaginário e nas narrativas de pertencimento étnico-cultural dos descendentes destes imigrantes. Esta pesquisa procura investigar as modalidades práticas e discursivas destes imigrantes e seus descendentes na construção de um pertencimento social e cultural baseado na representação de uma comunidade judaica integrada à vida cotidiana carioca. Seu objetivo é compreender como este pertencimento é construído, performado, imaginado e objetificado através de uma diversidade de práticas e discursos. Um dos polos geradores destas narrativas de memória é a vida de Pinduca, apelido de Maurício Bemkes, o último judeu a permanecer na Vila Dr. Alberto Cerqueira, que outrora, foi majoritariamente ocupada pela comunidade judaica, no coração do bairro. Pinduca e sua família ainda ocupam o centro de uma forte rede de relacionamentos que periodicamente revive a típica convivência que uniu judeus, negros e outros grupos, especialmente em torno do carnaval carioca na primeira metade do séc. XX.
Situação
Em andamento (2014-atual)
Natureza
Pesquisa
Alunos envolvidos
Graduação: (2).
Integrantes
Daniel Bitter – Coordenador / Annelise Campos – Integrante / Arthur Henrique Fernandes De Farias – Integrante / Diego Tavares – Integrante / Giulia Nunes – Integrante / Ulisses Puertas – Integrante / Debora Herszenhut – Integrante.