Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas. Fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e consolidação de rede de pesquisa

O projeto Antropologia, artes, mediações e cosmopolíticas tem como objetivos principais o fortalecimento da nucleação em Antropologia na UFF e a consolidação de sua rede nacional e internacional. Integram e participam desta iniciativa pesquisadores vinculados ao Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF), ao Cosmopolíticas/UFF, ao Laboratório do Filme Etnográfico/UFF e ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS/UFF). Os pesquisadores associados atuam especialmente nas linhas de pesquisa Ritual e Simbolismo; Etnografia Urbana; Antropologia e Imagem; Transmissão de Patrimônios Culturais e Etnologia sul-americana. Dialogam a partir de atividades em comum a partir de três eixos temáticos que se cruzam transversalmente:

1- Artes e formas expressivas

2- Mediações urbanas

3- Cosmopolíticas.

Embora profundamente interligados, esses eixos organizam conjuntos específicos de pesquisas e tornam possível a focalização de aspectos diferenciados do conhecimento antropológico, de modo ao mesmo tempo definido e flexível. Os três eixos permitem pensar os saberes, as artes e as políticas nos circuitos urbanos, ameríndios, afro-brasileiros, transnacionais, de uma forma integrada e aberta, considerando os seus diversos planos, distintas estratégias metodológicas e abordagens, além da reflexão em torno das fronteiras e as mediações entre os circuitos sociais, os trânsitos de pessoas e a circulação de objeto materiais. O presente projeto visa, portanto, o fortalecimento dos núcleos e a sistematização dos conhecimentos produzidos. Busca-se com isso não só a democratização desses conhecimentos por meio da publicização de produções bibliográficas e audiovisuais bem como o fomento à organização em rede de encontros presenciais, de vídeo conferências e o estímulo à permanente reflexão sobre pesquisa em antropologia, docência, extensão e políticas públicas. O projeto, deste modo, visa o treinamento e a formação continuada de pesquisadores, o fortalecimento da nucleação em Antropologia e a consolidação de sua rede nacional e internacional, sob minha coordenação. Investimos na formação teórica e prática de uma equipe multidisciplinar, atualmente composta por alunos de graduação em ciências sociais, antropologia e cinema e pesquisadores vinculados a projetos de Extensão. Neste contexto, o bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica/FAPERJ será qualificado tecnicamente e potencializará a sistematização das atividades de pesquisa e de prática audiovisual, de modo a fortalecer uma rede de pesquisa entre os núcleos e laboratórios da UFF aqui integrados, desenvolvendo atividades de formação em pesquisa etnográfica, produção audiovisual e apoio aos seminários temáticos e oficinas técnicas.

FAPERJ E_41/2013 – Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro – 2013. E bolsa de TCT a partir do Edital FAPERJ Nº 07/2015; Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT) – 2015. Proc. n.º 203.139/2015.

Em andamento (2014-atual)

Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (14) / Doutorado: (3) .

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Integrante / Joana Miller – Integrante / Diego da Silva Tavares – Integrante / Ana Beatriz Cunha Gonçalves – Integrante / Daphne Assis Cordeiro – Integrante / Felipe Viana Gomes Brandão – Integrante / Adriana Batalha dos Santos – Integrante / Luiz Gustavo Mendel de Souza – Integrante / Letícia Marques Camargo – Integrante / Maria Suellen Timoteo Correa – Integrante / Ricardo Moreno de Melo – Integrante / Sandro Dias Tebaldi – Integrante / Pedro Ivo Mira da Silva – Integrante / Ellen Fernanda Natalino Araujo – Integrante.

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro