Construindo uma educação de qualidade: análise das expectativas e obstáculos quanto à transformação do ensino público no Estado do Rio de Janeiro

Descrição

A partir de uma perspectiva analítica inovadora e da reflexão multidisciplinar de pesquisadores qualificados, de vários níveis de formação, e de consultores internacionais, este projeto se propõe a compreender a escola como espaço de formação moral e também como local de confronto entre as culturas juvenis e as regras que normalizam as práticas escolares de professores e alunos, considerando as resistências e ressignificações que caracterizam o processo de socialização política na escola. Essa abordagem permite problematizar como as práticas pedagógicas são apropriadas pelos alunos, em especial nas interações que definem o cotidiano escolar e analisar as causas dos conflitos escolares e suas repercussões desqualificadoras na autoridade docente e na construção e conservação da ordem escolar, fator fundamental para se efetivar um ensino de qualidade. Por meio de métodos heterogêneos e complementares de pesquisas (qualitativos e quantitativos) pretende-se construir um conhecimento que possa subsidiar políticas públicas educacionais.

Situação

Em andamento (2013-atual)

Natureza

Pesquisa

Alunos envolvidos

Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) 

Integrantes

Simoni Lahud Guedes – Coordenador / Roberto Kant de Lima – Integrante / Edilson M. Almeida da Silva – Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda – Integrante / Haydée Glória Cruz Caruso – Integrante / Katia Sento Sé Mello – Integrante / Nalayne Mendonça Pinto – Integrante / Luciane Soares da Silva – Integrante / Lana Lage da Gama Lima – Integrante / Fábio Reis Mota – Integrante

Financiador(es)

(FAPERJ) Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de – Auxílio financeiro 

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