Socialização e Profissionalização: expectativas de jovens de escolas públicas

Este projeto propõe uma investigação sobre as expectativas profissionais e pessoais; os projetos de vida de jovens estudantes de duas escolas públicas no Grande Rio de Janeiro. Propõe-se examinar os valores e significados em jogo e as estratégias pessoais e familiares utilizadas para atingir objetivos, identificando tanto o que avaliam como contribuições relevantes quanto o que consideram como obstáculos e dificuldades para a realização de seus projetos. Uma dimensão importante da pesquisa será o registro e análise das avaliações que estes jovens e suas famílias apresentam sobre a escola pública. São investigados tanto rapazes quanto moças para examinar se há diferenças significativas em seus projetos e expectativas.

Em andamento (2013-atual)

Graduação: (2) / Doutorado: (1)

Simoni Lahud Guedes – Coordenador / Felipe Domingues dos Santos – Integrante / Fernando Sabino Mendes de Oliveira – Integrante / Lorrayne Costa Tavares – Integrante

Universidade Federal Fluminense – Bolsa