História de Samba

A validade desse projeto reside, dentre outras coisas, em seu caráter interdisciplinar, uma vez que ele agrega o debate e a produção de conhecimento acadêmico a uma forma de expressão artística. A música como forma de expressão artística, como linguagem, possui grande poder de difusão social, podendo atingir e cativar pessoas que estão à margem dos códigos necessários para ler e produzir segundo os critérios acadêmicos. É uma forma lúdica, que pode atuar no sentido de aumentar a amplitude de circulação social do conhecimento. Além disso, ela mobiliza competências ligadas ao trabalho em grupo e à sensibilidade estética, dando contornos mais suaves ao que produzimos academicamente. Nesse sentido, ela é uma forma estratégica de instigar e promover o diálogo a respeito de temas de relevância social e política, que são fundamentais para que os sujeitos compreendam de forma crítica e complexa o mundo em que vivem. Ao longo de um ano de trabalho pudemos perceber empiricamente a viabilidade e a necessidade de levarmos essa experiência para além dos muros da universidade. Tal atividade nos permitirá enriquecer o movimento e a nossa produção de conhecimento, bem como contribuir para a construção e multiplicação de uma prática educativa que consideramos mais horizontal, dialógica e capaz de promover em seus envolvidos uma predisposição para compreender e agir historicamente de forma consciente e responsável. Ademais, o samba é uma forma de expressão com raízes históricas no seio das classes populares, tendo sido uma forma de elaborar e difundir sua identidade sociocultural, de descrever e representar valores, condições de vida e modos de compreensão do mundo. Por isso é importante levar esse projeto para as escolas públicas, que são instituições usufruídas e vivenciadas em sua maioria por membros desse setor da sociedade. O Coluni e as escolas públicas do entorno da Universidade Federal Fluminense se apresentam, portanto, como locus ideal para o tipo de extensão que pre.

Concluído (2012-2013)

Graduação: (13) .

Nilton Silva dos Santos – Coordenador.