Projeto de criação do Laboratório do Filme Etnográfico da UFF

A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infra-estrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos, privilegiando-se a produção, realização e análise de filmes etnográficos e estudos de paisagens sonoras. Com especial ênfase nas linhas de pesquisa Etnografia Urbana, Ritual e Simbolismo e Antropologia Visual, desenvolvidas no Departamento de Antropologia, em interlocução com o Departamento de Cinema e Vídeo e com o Laboratório de Estudos Patrimoniais – Laboep, da Faculdade de Educação da UFF, pretende-se promover articulações permanentes por meio da organização de encontros, seminários e oficinas periódicas. No Laboratório, a análise de processos sociais mediada pelo audiovisual no estudo das formas expressivas populares em suas variadas acepções (narrativas orais, dança, teatro, música) tem como importante ponto de encontro o uso crítico e reflexivo da fotografia, do som, e especialmente, do filme etnográfico. A reflexão acerca de metodologias de pesquisa empírica e a experimentação dessas linguagens serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade. A aquisição de equipamentos de infra-estrutura para realização das atividades do Laboratório do Filme Etnográfico foi financiada no ano de 2011 com recursos da FAPERJ (Processo FAPERJ E-26/111.844/2011) e da Universidade Federal Fluminense por meio do edital Infra-Lab-Pesq 2011 (Proppi – UFF).

Concluído (2011-2014)

Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Renata de Sá Gonçalves – Integrante / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Coordenador / SEGALLA, Lygia – Integrante / COSTA, Fernando Morais da – Integrante.

Universidade Federal Fluminense – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.