Salvaguarda da dança do samba: memórias, políticas e preservação do patrimônio cultural

Em parceria com o Centro Cultural Cartola, o projeto de extensão ‘Salvaguarda da dança do samba’ prevê o inventário (INRC) e a organização de um ciclo de cinco encontros com mestres-sala e porta-bandeiras do Rio de Janeiro, e com representantes de outros estados. O evento acompanha as políticas de preservação do patrimônio cultural imaterial e visa à salvaguarda das memórias e narrativas em torno das pessoas, lugares e objetos que constituem a realidade social dos casais de mestre-sala e porta-bandeira no Rio de Janeiro e de sua expansão em outras cidades do país. Trata-se da organização de ‘rodas de conversa’ em que os dançarinos do RJ e alguns representantes de outros estados serão convidados a falar sobre suas experiências e memorias. O evento visa a socialização e registro audiovisual dos depoimentos de modo a contemplar a dinâmica entre gerações distintas de dançarinos. O foco principal do projeto é a ‘Escola Mestre Manoel Dionísio’ que reune aprendizes (em várias fases) e profissionais da dança. O projeto de extensão conta com a expertise de pesquisadores do Centro Cultural Cartola que já realizam importante trabalho em torno do registro e da salvaguarda do samba, e darão apoio logístico e de pessoal. Conta ainda com pesquisadores de outras instituicões que poderão acionar e contactar representantes locais da dança, convidados a participar das rodas de conversa. O material produzido ficará sob a guarda do Centro Cultural Cartola e da Escola Mestre Dionisio. Para etapas futuras, vislumbramos a edição e disponibilização de depoimentos em um site. Projeto financiado pelo Ministério da Educação, no âmbito do edital Programa de Extensão Universitária MEC/SESu PROEXT/2014..

Concluídoo (2013-2014)

Graduação: (3) .

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / Ana Flávia Mendes Sapucahy – Integrante / Vinicius Ferreira Natal – Integrante / Rennan Ricardo dos Santos Silva – Integrante / Victoria Guilherme dos Santos – Integrante.

Ministério da Educação – Auxílio financeiro.