Projeto de criação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS)

O projeto que visa a implementação, planejamento e desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS) foi criado em 2013, sob coordenação das professoras Alessandra Siqueira Barreto e Renata de Sa Gonçalves. O projeto congrega os Departamentos de Antropologia, de Sociologia, assim como docentes do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), e da Faculdade de Educação (UFF). A criação do Laboratório tem como objetivo desenvolver infraestrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos. Ao privilegiar a produção de pesquisas e de construção de metodologias e práticas de ensino inovadoras que promovam o diálogo entre ciências sociais e educação, a proposta de atuação do Laboratório se define a partir de eixos temáticos que articulam conteúdos da Sociologia para o ensino básico, disciplina obrigatória, reintroduzida em nível nacional, no currículo do ensino médio das escolas brasileiras a partir da Lei no. 11.684. A reflexão acerca de metodologias de ensino e pesquisa empírica e a experimentação de diferentes linguagens e práticas serão meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade, tanto com escolas da rede pública, quanto com a sociedade civil.

Concluído (2013-2014)

Renata de Sá Gonçalves – Integrante / Nilton Santos – Integrante / BITTER, Daniel – Integrante / FERRAZ, Ana Lúcia – Integrante / SILVA, Ana Claudia Cruz da – Integrante / BARRETO, Alessandra Siqueira – Coordenador / Hélène Petry – Integrante / Antonio Brasil Jr – Integrante / Simoni Lahud Guedes – Integrante / Sergio Castilho – Integrante / Maria Livia De Tommasi – Integrante / Elisabete Cruvello – Integrante / Rosana da Camara Teixeira – Integrante.