As escolas de samba e as cidades: experiências, sociabilidades e trajetórias

Este projeto que teve início em 2011 se insere no grupo de pesquisa NARUA (Núcleo de Artes, ritos e sociabilidades urbanas: imagens, narrativas e sonoridades). Busca-se compreender os movimentos de expansão e retração de determinados modelos de festas urbanas. O principal foco de estudo é a festa carnavalesca das escolas de samba do Rio de Janeiro, modelo que se espraiou nas diferentes regiões e cidades do país. A partir do estudo das escolas de samba, das trajetórias individuais dos agentes culturais e das políticas culturais a elas associadas, busca-se compreender os processos culturais contemporâneos mais amplos decorrentes da expansão e da retração das formas culturais, a exemplo dos processos de patrimonialização, registro, salvaguarda, proteções, formação de associações locais e fomentos em níveis regionais e internacionais. Apoio da Proppi/UFF. Este projeto vincula-se à linha de pesquisa “Antropologia da Arte, Imagem e Comunicação” do PPGA/UFF. O projeto conta também com estudantes de graduação, bolsistas de iniciação cientifica.

(Proppi/UFF; CNPq e FAPERJ).

Concluído (2011-2015)

Graduação: (3).

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / ALVES, Marina Morena Rosa – Integrante / SILVA, Roberto Brito da – Integrante / Diego da Silva Tavares – Integrante / Denis Ribeiro dos Santos – Integrante.

Universidade Federal Fluminense – Bolsa / Universidade Federal Fluminense – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

Número de orientações