Transmissão do Conhecimento entre tradições populares. Dinâmicas de reinvenção da cultura

Este projeto, buscou a partir da etnografia de determinadas manifestações de danças, músicas e performances populares no Rio de Janeiro, especialmente no carnaval das escolas de samba, buscando compreender como os saberes são transmitidos de geração para geração. A intenção era realizar pesquisa etnográfica em espaços de aprendizado/atuação de manifestações e performances populares (como a escola de mestre-sala e porta-bandeira, o aprendizado do funk), de aprendizado de expressões musicais (grupo de ritmistas da bateria da escola). Fez parte dos planos de trabalho de pesquisadores aqui reunidos, o estudo sobre narrativas e memórias, carreiras morais, trajetórias profissionais, atuação cotidiana e inserção afetiva e ritual no aprendizado de manifestações populares e a sua inserção política e social. Tal procedimento metodológico leva à tentativa de articulação teórica em torno das noções de ritual e da construção da pessoa, de gênero e geração, e das trajetórias individuais e carreiras. Ainda como recursos metodológicos, dar-se-á importância central à produção de imagens e audiovisual. Este projeto se insere no grupo de pesquisa NARUA (Núcleo de Artes, rituais e sociabilidades urbanas) e vincula-se à linha de pesquisa Ritual e Simbolismo do PPGA/UFF..

Concluído (2011-2015)

Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3).

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / SILVA, Roberto Brito da – Integrante / Rennan Ricardo dos Santos Silva – Integrante / Ana Beatriz Cunha Gonçalves – Integrante / Aloha do Carmo Xavier – Integrante / Daphne Assis Cordeiro – Integrante / Felipe Viana Gomes Brandão – Integrante.

Universidade Federal Fluminense – Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.