Cientista do Nosso Estado. Desafios da antropologia na preservação do patrimônio culturalno Brasil: expansão e articulação internacional

 

Descrição

 Este projeto tem por objetivo ampliar as pesquisas antropológicas sobre patrimônio cultural no Brasil, focando no mapeamento e análise nas últimas duas décadas das ações de profissionais da antropologia nas universidades, na sociedade civil e aqueles com atuação em órgãos de proteção do patrimônio cultural. Pretende mapear e sistematizar os grupos de pesquisa e grupos atuantes e redes em torno do patrimônio em que há a presença de antropólogos e a expansão do campo de pensamento e metodologia antropológica. O projeto pretende destacar dois eixos reflexivos sobre os estudos e as ações de preservação do chamado patrimônio cultural. O primeiro é mapear e dimensionar a atuação do trabalho realizado por antropólogos no Brasil nestas duas últimas décadas, a partir de levantamento bibliográfico, levantamento e sistematização de um quadro de órgãos e instituições, grupos, redes e fóruns voltados para o tema do patrimônio. Um foco mais intensivo selecionará alguns estudos de casos na região sudeste, com a realização de entrevistas com pesquisadores e profissionais da antropologia que atuam como consultores, pesquisadores e proponentes de políticas e ações de preservação e salvaguarda. O segundo eixo buscará aprofundar o debate sobre o viés antropológico adotado pelas principais instituições de memória patrimonial no Brasil e em outros países na América e Europa, apontando para seu alcance e limites, de modo a realizar um contraste dos usos da Antropologia, como campo de conhecimento, e o lugar dos antropólogos nas ações relativas à preservação do patrimônio cultural de uma perspectiva comparada..

Situação

Em andamento (2024-atual)

Natureza

Pesquisa

Alunos envolvidos

Graduação: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes

Renata de Sá Gonçalves – Coordenador / Taynã Martins Ribeiro – Integrante / Guilherme Eugênio Moreira – Integrante / Fillipe Alexandre Oliveira Alves – Integrante / Mariana Alves Prazeres dos Santos – Integrante / Ana Cecília Freitas de Oliveira – Integrante / Luiza Mendes Pereira da Silva – Integrante.

Financiador(es)

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

Número de produções C, T & A

 

 

Skip to content